NewsNordeste

Furtos constantes ameaçam o funcionamento da Casa da Ribeira

Alvo de furtos pela terceira vez em um intervalo de quatro meses, a Casa da Ribeira corre o risco de fechar as portas. O espaço cultural localizado no bairro histórico de Natal foi alvo da ação de bandidos no último final de semana, numa tentativa de furtos de fios de cobre e equipamentos. Segundo a diretora do espaço, Alessandra Augusta, o prejuízo já ultrapassa a casa dos R$ 40 mil e os artistas que compõem a direção pedem ajuda da cena cultural natalense para manter as portas abertas.


“Isso compromete totalmente nosso funcionamento. Nesse momento temos uma perspectiva escassa de trabalho, pois temos projetos inscritos, mas não aprovados. Aprovar é só quando o dinheiro está em conta. A principal receita da Casa da Ribeira é a locação do teatro para artistas e grupos da cidade. Se ele não tem ar condicionado, como vamos locar o teatro? Temos apresentação prevista para o dia 20. Esperamos que dê tempo para consertar a tempo. Depois do dia 20 se não conseguirmos reaver, precisaremos fechar as portas. São custos altíssimos e a Casa da Ribeira não é uma associação sem fins econômicos”, explica.


A tentativa de furto aconteceu na tarde do último domingo (07), quando um homem foi preso pela Polícia Militar ao tentar furtar itens dos aparelhos de ar-condicionado do espaço, que ficam no teto do teatro. O homem foi solto em audiência de custódia. A diretora explica que a empresa de monitoramento identificou a invasão e avisou aos diretores e a Polícia Militar, que chegou rapidamente ao local. Mesmo assim, o suspeito ainda conseguiu cortar a fiação da cerca elétrica, cabos de forças e canos de passagem do gás dos condicionadores de ar.


Esses equipamentos, inclusive, já haviam sido comprados e consertados em virtude de outros dois furtos registrados no local em setembro do ano passado.


“Esse já é o nosso terceiro B.O referente ao terceiro furto aqui no espaço. Tivemos um no dia 24 de setembro, outro no dia 28 e esse agora. É um prejuízo muito grande. Dos dois primeiros furtos chega a R$ 40 mil, pois conseguimos comprar máquinas usadas de ar condicionados, como condensadoras. Os materiais que foram comprados do primeiro furto para cá foram pagos no cartão de pessoas da diretoria. O espaço está endividado. Corremos riscos de não ter dinheiro para pagar conta de luz, prestador de serviços”, relembra Alessandra.


Os roubos constantes na Casa da Ribeira têm gerado reflexões internas entre diretores do espaço, que apontam que a casa corre risco de fechar as portas em definitivo caso não consiga quitar as dívidas. O grupo divulgou uma campanha de financiamento via Pix no Instagram (@casadaribeira) para pedir ajuda financeira dos potiguares.

Seridó


Os municípios de Caicó e São Fernando, na região Seridó do Estado, amanheceram sem abastecimento de água nesta terça-feira (9), em decorrência da ação de vândalos, que invadiram a Estação de Bombeamento da Adutora Manoel Torres localizada na RN-288, entre Caicó e Jardim de Piranhas, levando cabos e equipamentos. Ninguém foi preso.


Durante a ação criminosa, um operador foi trancado durante um banheiro enquanto os bandidos roubavam os materiais. Segundo a Caern, ele está bem, em casa, recebendo assistência da companhia e de familiares.
A Caern já está trabalhando para providenciar a retomada do funcionamento da estação. O prazo para o reinício do abastecimento será definido após a avaliação geral do local, visto que estão sendo feitos levantamentos da extensão dos danos.